sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Sinceros pesares … infância perdida! (por Leonardo Berenger)
Tive a oportunidade de ler o Blog do Leonardo Berenger (http://fmanha.com.br/blogs/olhares/) e me encantei com a sensibilidade do futuro profissional. Vejam o texto que apresenta em conjunto com a fotografia que retrata uma infeliz realidade de nossas crianças: a inocência da criança e o que temos preparado enquanto sociedade para esta criança. Motivos para reflexão...
"Se eu perder minha infância algum dia irei recuperá-la?
Se eu deixar de brincar, de me divertir agora por causa de tanta guerra, algum dia vou ter essa oportunidade de volta?
Penso na minha vida, no tempo que me resta e no tempo que eu já perdi …
Será que alguém se preocupa comigo?
Será que alguém se importa com a minha inocência que se foi?
Não gosto de viver nesse mundo, mas é o mundo que para mim foi reservado … tenho que aprender a lidar com ele da melhor forma!"
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Clamor por mudanças.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Conselho Nacional de Justiça - Recomendações para padronização de depoimento especial para crianças e adolescentes
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou em 09/11/2010 recomendação aos tribunais para que implantem sistemas apropriados para a tomada de depoimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes. A proposta, apresentada pela conselheira Morgana Richa na 116ª Sessão do CNJ, foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.
A recomendação do CNJ é que os tribunais mantenham sistema de gravação de áudio e vídeo dos depoimentos dos menores, que devem ser tomados em ambiente separado da sala de audiências, com a participação de profissional especializado. Os sistemas de videogravação, pela recomendação, devem ter tela de imagem, painel de controle remoto, mesa de gravação em CD e DVD, e outros dispositivos.
Além disso, o ambiente deve ser adequado ao depoimento da criança e do adolescente, em condições de segurança, privacidade, conforto e condições de acolhimento. Já os profissionais devem usar os princípios básicos da entrevista cognitiva, e estar preparados para dar apoio, orientação e, se necessário, encaminhar o menor para assistência à saúde física e emocional.
A necessidade de cuidados especiais na tomada de depoimento de crianças e adolescentes foi debatida de 3 a 6 deste mês num colóquio promovido pelo CNJ em parceria com a Childhood Brasil.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Contra a Redução da Maioridade Penal
A Pastoral do Menor lançou no dia 09/11/2010 na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a
"Campanha em Favor das Medidas Socioeducativas e Contra a Redução da Idade Penal".
O objetivo é sensibilizar a sociedade a lançar “um olhar diferente para crianças e adolescentes autoras de atos infracionais”, conforme explicou a coordenadora nacional da Pamen, Marilene Cruz. A Campanha pretende mobilizar a sociedade brasileira em favor da implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Ela defende, ainda, a manutenção da maioridade penal aos 18 anos e pede a aplicação das medidas socioeducativas. Para efetivação desta Campanha, a Pastoral do Menor conta com a parceria da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), Caritas Brasileira, Casa da Juventude Padre Burnier (CAJU),· CNBB/Pastorais Sociais, Salesianos, Fórum Nacional da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (CONANDA).
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
O curso será ofertado na modalidade de Educação a Distância – EaD, com carga horária de 120 horas, durante um período de 03 meses, para 15.000 conselheiros municipais e líderes comunitários de todo o Brasil, com o intuito de fortalecer a atuação em rede para a prevenção da violência e da criminalidade relacionadas ao uso indevido de drogas.
O curso é gratuito e oferece certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
terça-feira, 11 de maio de 2010
Curso de Capacitação - EAD/FIOCRUZ
A novidade deste edital é que além dos Conselheitos Tutelares e Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, poderão se inscrever os profissionais que atuam na rede de atendimento a crianças e adolescentes há pelo menos 02 (dois) anos.
Confiram o edital: http://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital997v23.pdf
quinta-feira, 29 de abril de 2010
No portal www.promenino.org.br você encontra todas as informações sobre o concurso e também tem acesso a todos os materiais de divulgação, como banOpções de postagemners, spot de rádio e vinheta para TV e internet.